A Secretaria de Saúde de Caçapava do Sul publicou um comunicado em seu site desmentindo a ocorrência de um surto de toxoplasmose na cidade. Conforme a responsável pelo setor de Epidemiologia da Secretaria da Saúde, Sandra Bairros, a notícia falsa começou a circular em grupos de WhatsApp na quarta-feira e se espalhou pela cidade.
:: Leia todas as notícias sobre a toxoplasmose em Santa Maria ::
_ Recebi telefonemas do pessoal do hospital e de laboratórios aqui da cidade informando que pessoas estavam comentando sobre o surto. Nós não temos surto. A toxoplasmose é uma doença que sempre existiu e temos um caso registrado na cidade neste ano, o que é considerado um número normal. É uma gestante que estamos acompanhando. Ela nunca saiu de Caçapava do Sul nem viajou a Santa Maria, por isso, o caso é nosso, não tem relação com o surto de Santa Maria - esclareceu Sandra.
Conforme a responsável pelo setor de Epidemiologia, uma estudante de Caçapava do Sul, que mora em Santa Maria, teve diagnóstico de toxoplasmose e os exames resultaram positivo.
_ Ela mora em Santa Maria, e os pais, em Caçapava. Por isso, quando se sentiu mal, ela veio para cá e fez os exames aqui. Mas ela é um caso de Santa Maria, que já foi notificado para as autoridades. O que percebemos é que há um aumento na busca por exames nos laboratórios daqui por parte de pessoas que tiveram algum contato com Santa Maria _ afirmou Sandra.